top of page
IMG_2424.jpg

emaranhada

Itaboraí e Rio de Janeiro, 2022-2023

Um grupo de artistas de teatro encontra uma cooperativa de catadoras de lixo e uma ONG que atua na conservação de manguezais da Baía de Guanabara para partilhar entre si seus trabalhos e modos de fazer.

Emaranhada foi uma série de laboratórios-performance que aconteceu no fim de 2022 em duas edições, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Na primeira edição, 13 artistas do TEATRO CAMINHO e convidades se encontraram com a COOPFUTURO, cooperativa de catadoras de lixo que opera a 1ª Central de Triagem do Programa de Coleta Seletiva do Rio de Janeiro, em Irajá. Na segunda, o encontro aconteceu com biólogues e educadores, além de pescadores e catadores de caranguejos atendidos pelo Projeto Uçá, da ONG Guardiões do Mar, que atua na conservação de manguezais na Baía de Guanabara.Cada edição aconteceu em dois dias. No primeiro, o grupo de artistas viveu um dia de trabalho com a organização, colaborando com o trabalho que elas ou eles já desenvolvem. No segundo dia, foi a vez dos artistas proporem ao coletivo um turno de trabalho a partir das práticas das artes da cena – práticas corporais e vocais, e jogos teatrais e de contação de histórias.A cada dia, um faz o trabalho do outro; a outra faz o trabalho da uma. É uma copartilha.

O desejo é abrir espaço de encontro e de mútua aprendizagem. Descobrir como o campo das artes pode chegar junto para trabalhar com coletivos e organizações que estão fazendo movimentos de vida em nosso planeta ferido. O que temos a aprender com seus saberes e modos de fazer? O que temos a oferecer com nossos saberes e modos de fazer?Se o céu está caindo, como dizem as palavras do xamã yanomami Davi Kopenawa, EMARANHADA aposta no emaranhamento e na mistura como forma de proliferar vida.

performers Ana Julia Odilon, Camila Costa, Chris Igreja, Dani Câmara, Dani Lima, Dieymes Pechincha, Igor Freinas, Marcéli Torquato, Soraya Ravenle e Victor Seixas
concepção e direção artística Ricardo Cabral

direção de vídeo, fotografia e montagem Carolina Calcavecchia
roteiro Carolina Calcavecchia, Chris Igreja e Ricardo Cabral
orientação da pesquisa Eleonora Fabião
direção de produção Chris Igreja
produção executiva Marcéli Torquato e Victor Seixas
fotografia adicional Felipe Camargo
captação de som Artur Seidel e Nicole de Barros

fotografias Carolina Calcavecchia, Nicole de Barros, Ricardo Cabral e Rodrigo Campagnario

designer Danilo Amaral 
estagiária Nicole de Barros
parceria Coopfuturo e Projeto Uçá
realização Teatro Caminho
apoio Capes e Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ
patrocínio Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2

clipagem

bottom of page